You are here: Home Dívida Ativa da União FGTS
Document Actions

FGTS E CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS DA LEI COMPLEMENTAR Nº 110/2001

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), órgão vinculado administrativamente ao Ministério da Fazenda e juridicamente à Advocacia-Geral da União, tem como missão assegurar recursos para as políticas públicas, no exercício de função essencial à justiça, recuperando e defendendo o crédito público, primando pela justiça fiscal e garantindo o cumprimento da ordem jurídica em prol da sociedade.

Dentre as diversas atribuições legalmente conferidas à PGFN, uma assume relevo em decorrência de sua elevada importância social: a inscrição em Dívida Ativa dos débitos para com Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a representação judicial e extrajudicial do FGTS para a correspondente cobrança, nos termos do art. 2º da Lei nº 8.844/94.

A inscrição em Dívida Ativa das contribuições devidas ao FGTS com previsão na Lei 8.036/1990 e das contribuições sociais (CS) instituídas pela Lei Complementar nº 110/2001 é atribuição exclusiva da PGFN, sendo, portanto, indelegável. Atualmente, a Caixa Econômica Federal (CAIXA) promove a operacionalização das inscrições em Dívida Ativa do FGTS e da CS da LC nº 110/2001, conforme critérios estabelecidos pela PGFN.

A Lei nº 8.844/94 permite que a atividade de representar judicial e extrajudicialmente o FGTS na cobrança de seus créditos, incluindo a contribuição, multas e demais encargos previstos na legislação, seja delegada à CAIXA mediante a celebração de convênio.

Atualmente vige o Convênio PGFN/CAIXA nº 1/2014, firmado em 30/12/2014, que autoriza o auxílio da CAIXA na cobrança judicial e extrajudicial das contribuições devidas ao FGTS e das contribuições sociais instituídas pela Lei Complementar nº 110/2001.

Nas ações em que se discute as contribuições sociais instituídas pela LC nº 110/01, a representação judicial será exclusivamente da PGFN, ante a natureza tributária da exação.

 

DEMAIS ÓRGÃOS E ENTIDADES ENVOLVIDOS NA GESTÃO DO FGTS

BREVE HISTÓRICO DO FGTS

DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE A COBRANÇA DE FGTS PELA PGFN (2015)

ATOS PUBLICADOS

 


NOTÍCIAS: acompanhe as novidades!

PGFN é responsável pela defesa e cobrança de créditos de FGTS de mais de 7 milhões de trabalhadores

Dados relativos ao número de trabalhadores abrangidos pelas notificações fiscais começam a ser recebidos e tratados pela Coordenação-Geral da Dívida Ativa

PGFN recupera valor recorde de FGTS em 2015

No total, foram recuperados cerca de R$ 117 milhões, mais do que o dobro de recuperação realizada em 2010 

Prorrogado o prazo para as inscrições no concurso de monografia do FGTS

Os interessados têm até o dia 15 de junho para postarem a monografia nos Correios


MAIS NOTÍCIAS >>

 

 

Navigation
Unidades e Responsáveis
Mapa do Brasil Paraíba Pernambuco Alagoas Sergipe Rio Grande do Norte Ceará Bahia Espírito Santo Rio de Janeiro São Paulo Minas Gerais Paraná Santa Catarina Rio Grande do Sul Distrito Federal Goiás Mato Grosso do Sul Mato Grosso Rondônia Acre Amazonas Roraima Pará Tocantins Manaus Amapá Piauí