Document Actions

O que é

É o documento, expedido em conjunto pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional - PGFN  e pela Receita Federal do Brasil - RFB, que certifica a situação fiscal do contribuinte, pessoa física ou jurídica, perante a Fazenda Nacional, em relação aos débitos previdenciários e aos não previdenciários inscritos em Dívida Ativa da União (DAU) pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e aos débitos previdenciários e aos não previdenciários administrados pela Receita Federal do Brasil. A certidão de regularidade fiscal poderá ser Negativa (CND), Positiva com efeitos de negativa (CPEN) ou Positiva (CP).

A certificação de regularidade quanto à Dívida Ativa da União (DAU) é emitida nos termos da Portaria MF nº  358, de 5 de setembro de 2014.

O produtor rural pessoa física e o segurado especial que possuir matrícula atribuída pela RFB e não estiver inscrito no CNPJ, a regularidade fiscal da matrícula será comprovada por meio de certidão emitida no CPF do sujeito passivo.

IMPORTANTE: a certidão de regularidade fiscal junto à Fazenda Nacional não abrange:

1. A certidão com finalidade específica de averbação de obras de construção civil em registro de imóveis, que será emitida na forma e nas condições estabelecidas no Título IV da Instrução Normativa RFB nº 971, de 13 de novembro de 2009.

2. A prova de regularidade fiscal relativa ao Imóvel Rural, que será fornecida nos termos da Instrução Normativa SRF nº 438, de 28 de julho de 2004.

3. A prova de regularidade de inscrição e de recolhimento das contribuições do Contribuinte Individual para com a Previdência Social, que será efetuada mediante a apresentação da Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual (DRS-CI), nos termos da Portaria Conjunta INSS/RFB nº 6, de 3 de junho de 2008, será fornecida exclusivamente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

- Certidão Negativa de Débitos – CND

Será emitida quando verificadas, simultaneamente:

1. Perante a RFB: regularidade relativa a débitos, a dados cadastrais e a apresentação de declarações; e

2. Perante a PGFN, regularidade relativa a inscrições em Dívida Ativa da União (DAU).

- Certidão Positiva de Débitos com efeitos de Negativa – CPEN

Será emitida quando o contribuinte possuir dívida(s) junto à Fazenda Nacional e essa(s) dívida(s) estiver(em) relacionada(s) a qualquer das seguintes hipóteses:

1. Existência de dívidas administradas pela RFB, que estejam com a exigibilidade suspensa, nos termos do artigo 151 do Código Tributário Nacional;

2. Existência de dívidas inscritas em Dívida Ativa da União (DAU), administradas pela PGFN,  que estejam: a) com a exigibilidade suspensa, nos termos do artigo 151 do Código Tributário Nacional, ou b) integralmente garantidas por penhora idônea constituída em ação judicial de execução fiscal;

3. Existir decisão judicial determinando a expedição de certidão, hipótese em que constará no rodapé da certidão que sua expedição decorreu de decisão judicial, bem como as informações relativas à procedência da decisão judicial.

- Certidão Positiva – CP

Será emitida quando não se verificar a regularidade fiscal do contribuinte perante a PGFN ou a RFB, e a pendência constatada não atender quaisquer das hipóteses de expedição de CPEN anteriormente indicadas.

 


Quem pode requerer?

Como obter?

O que fazer se a certidão não sair pela internet?

Documentos necessários

Legislação específica

Prazos

Formulário

 

Navigation
Unidades e Responsáveis
Mapa do Brasil Paraíba Pernambuco Alagoas Sergipe Rio Grande do Norte Ceará Bahia Espírito Santo Rio de Janeiro São Paulo Minas Gerais Paraná Santa Catarina Rio Grande do Sul Distrito Federal Goiás Mato Grosso do Sul Mato Grosso Rondônia Acre Amazonas Roraima Pará Tocantins Manaus Amapá Piauí