You are here: Home Notícias de Carrossel PGFN responde principais dúvidas sobre o Pert
Document Actions

PGFN responde principais dúvidas sobre o Pert

10-08-2017 18:22  —  75851 visualizações
PGFN responde principais dúvidas sobre o Pert

Fonte: Freepick

PGFN responde principais dúvidas sobre o Pert

Está disponível, no site da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, orientações que respondem as principais dúvidas do Programa Especial de Regularização Tributária (Pert). O contribuinte pode acessar as perguntas e respostas no menu Serviços mais procurados no link referente ao programa.

Dúvidas quanto aos procedimentos de desistência de modalidades de parcelamento em curso que não estão disponíveis pelo e-Cac PGFN e migração ao Pert dos débitos com parcelamentos anteriores, de acordo com as leis nº 11.941/09 e nº 12.996/14, serão respondidas no documento. Há ainda outras explicações quanto às dúvidas mais recorrentes recebidas pelo órgão.

Outros auxílios
Dois recursos também estão disponíveis para auxiliar os contribuintes: um passo a passo e um simulador do parcelamento. O primeiro orienta o contribuinte desde o início do processo até as devidas escolhas entre as opções apresentadas, como o tipo de débito para parcelar (previdenciários ou demais), a modalidade de parcelamento (débitos até ou superior de R$ 15 milhões ou sem restrição ao valor parcelado), consolidação e cálculos da dívida, e escolha da quantidade de parcelas.

O simulador mostra ao contribuinte os valores atualizados que podem ser obtidos com o parcelamento. No arquivo o contribuinte deve substituir as informações dos espaços destacados em amarelo: quantidade de parcelas da entrada, quantidade de parcelas do parcelamento, principal, multa, juros e encargos/honorários.

Os valores de principal, multa, juros e encargos podem ser obtidos pelo contribuinte através do e-CAC PGFN, opção “Consulta Débitos”. O contribuinte deverá somar os valores dos débitos que pretende incluir no parcelamento — referentes a principal, multa, juros e encargos — e incluir o total de cada item nos respectivos campos no documento.

O campo com a porcentagem da entrada não deve ser alterado manualmente. Em casos de grandes devedores, contribuintes com débitos superiores a R$ 15 milhões, a entrada de 20% será automaticamente atualizada. Após a inclusão dos dados, o simulador mostrará os valores atualizados de acordo com as regras do Pert.
 

Navigation
Unidades e Responsáveis
Mapa do Brasil Paraíba Pernambuco Alagoas Sergipe Rio Grande do Norte Ceará Bahia Espírito Santo Rio de Janeiro São Paulo Minas Gerais Paraná Santa Catarina Rio Grande do Sul Distrito Federal Goiás Mato Grosso do Sul Mato Grosso Rondônia Acre Amazonas Roraima Pará Tocantins Manaus Amapá Piauí