Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > CMN autoriza lotéricas e Correios a receberem depósitos de poupança rural
conteúdo

noticias

CMN autoriza lotéricas e Correios a receberem depósitos de poupança rural

publicado: 31/01/2008 17h16, última modificação: 11/11/2010 12h18

Os depósitos de poupança rural em bancos cooperativos não ficarão mais restritos às cooperativas de crédito rural e de livre admissão de associados (cooperativas das quais qualquer pessoa pode participar). Por decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN), em reunião realizada nesta quinta-feira (31), tais depósitos agora poderão ser feitos em lotéricas, agências dos Correios, cartórios ou qualquer outro intermediário conveniado com os bancos cooperativos. O depósito de poupança rural foi criado em 1986, com o objetivo de captar recursos destinados ao desenvolvimento da agricultura. Até 2004, tais depósitos só podiam ser feitos no Banco do Brasil, no Banco do Nordeste e no Banco da Amazônia.

A partir da Resolução 3.188 de 2004, os bancos cooperativos (bancos comerciais ou bancos múltiplos cujo controle acionário pertença a cooperativas centrais de crédito) foram autorizados a receber depósitos de poupança rural, podendo contratar apenas as cooperativas de crédito rural e de livre admissão como correspondentes. Agora, o Banco Central decidiu alterar a Resolução 3.188/2004, de forma a possibilitar a contratação de qualquer empresa – inclusive cooperativas de crédito – para captar recursos da poupança rural em nome dos bancos cooperativos.

                   
FONTE: AGÊNCIA BRASIL - 31/01/2008