Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2008 > Trabalho unificado de auditores fiscais começa nesta quarta-feira (2) em São Paulo
conteúdo

noticias

Trabalho unificado de auditores fiscais começa nesta quarta-feira (2) em São Paulo

publicado: 02/01/2008 14h32, última modificação: 11/11/2010 12h25


Começou hoje (2) na capital paulista o trabalho unificado dos auditores fiscais do governo federal, a exemplo do que já ocorre no interior de São Paulo.

O que muda, essencialmente, “é a capacidade de atuação”, explica o delegado adjunto da Delegacia de Fiscalização da Receita Federal do Brasil em São Paulo, Gilberto Stefan.

Sem revelar o contingente de fiscais, ele disse que o poder de autuação sobre os sonegadores será redobrado.

Além da absorção dos auditores que fiscalizavam o recolhimento das contribuições previdenciárias, as equipes agora estão encarregadas de inspecionar  todos os tributos e contribuições.

Antes, conforme Stefan, o trabalho era segmentado por áreas de atuação como comércio, indústria, serviços e pessoa física.
Com a criação, em maio de 2007, da  Receita Federal do Brasil, acabou essa fragmentação e houve a união das equipes das secretarias da Receita e da Previdência.

A fusão em São Paulo está ocorrendo somente agora por causa do tamanho da área a ser vistoriada e da necessidade de um treinamento prévio de capacitação profissional.

Segundo dados da Receita, existem cerca de 300 mil empresas na capital paulista passíveis de fiscalização e que respondem por 15% do total arrecadado no país.

Stefan acrescentou que a junção das quatro delegacias em uma só - no prédio da instituição, na avenida Pacaembu, zona oeste da cidade - também “representa uma economia dos gastos públicos”, além de tornar mais ágil o atendimento ao contribuinte.

 


FONTE: AGÊNCIA BRASIL - 02/01/2008