Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2010 > Mantega: Brasil possui mais riqueza e ela está sendo melhor distribuída
conteúdo

noticias

Mantega: Brasil possui mais riqueza e ela está sendo melhor distribuída

publicado: 11/11/2010 10h29, última modificação: 11/11/2010 12h25

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, abriu nesta segunda-feira (08/09), o Seminário Desenvolvimento Econômico: Crescimento com Distribuição de Renda, em comemoração aos 200 anos do Ministério da Fazenda.

Em seu discurso, Mantega saudou os ministros da Fazenda que o antecederam e estavam presentes à solenidade. "Hoje é dia de festa para o Ministério da Fazenda, principalmente porque estamos comemorando 200 anos de bons serviços prestados. Foi um longo caminho desde que o primeiro ministro da Fazenda tomou posse. Os que me antecederam enfrentaram os mais difíceis e variados desafios", lembrou o ministro.

"Acredito que os antigos ministros da Fazenda do Império sequer sonharam que o Brasil pudesse superar não apenas Portugal, mas o próprio Reino Unido, em dinamismo e crescimento", comemorou o ministro, ao fazer um diagnóstico do momento econômico e social brasileiro, que, segundo ele, é o melhor de sua história. Para Mantega, hoje o Brasil possui mais riqueza e ela está sendo melhor distribuída. "Implantamos um novo modelo, que gera mais emprego, mais renda, mais crédito. Uma nova política econômica e social, fruto da ousadia de fazer mudanças necessárias, porém com prudência", declarou.

Ao encerrar, o ministro disse que o atual dinamismo da economia brasileira seria a realização de um velho sonho dos grandes economistas brasileiros do passado; "ver o país na rota do desenvolvimento sustentado com redução da vulnerabilidade externa, distribuição mais eqüitativa da renda e menores desigualdades regionais".

Fonte: Sítio do MF